Ali Fouda...o poeta oculto
(Eu escolhi você, meu país, por amor e voluntariamente)
(Talvez) muitos de nós não saibamos que a música (eu escolhi você, meu país, por amor e voluntariamente), que foi composta e cantada pelo artista libanês Marcel Khalife, é um poema do poeta palestino Ali Fouda, que morreu como mártir numa das calçadas de Beirute enquanto distribuía o jornal (Raseef 81) aos combatentes durante a invasão israelense das terras do Líbano e o cerco de Beirute no verão de 1982.
Ali Fouda nasceu na aldeia de Qanir, no distrito de Haifa, em 1946. Durante a Nakba palestina em 1948, ele foi deslocado com sua família para o campo de Janzour, perto da cidade de Jenin, aos dois anos de idade. os residentes do campo mudaram-se para o campo de refugiados de Nour Shams, perto da cidade de Tulkarm. Aos sete anos, ele perdeu a mãe. Ele completou seus estudos no Instituto de Professores em Huwwara (Irbid) e trabalhou por vários anos como professor em. Jordânia.
Ali Fouda publicou sua primeira coleção de poesia, “Um palestino como o fio de uma espada”, em 1969, e seguiu-a com outras quatro coleções: “Poemas dos olhos de uma mulher”; “Lobo Uivando”; "Cigano"; e “Publicações Secretas de Ervas”. Publicou também dois romances: “O Bom Palestino”; E “varas da forca”.
Ali Fouda foi um poeta rebelde e, em 1981, em protesto contra a situação cultural oficial palestina, publicou a revista (Raseef 81) com seu amigo, o escritor Rasmi Abu Ali (13/01/1937 - 08/01/2020), em cujas páginas tive a honra de publicar um dos meus poemas. Em meados de Agosto de 1982, no auge da intensificação do bombardeamento israelita de Beirute, Ali Fouda distribuía a revista “Raseef 81” aos combatentes em Ain Al-Mreisseh, quando uma bomba caiu sobre ele, ferindo-o gravemente, e ele foi martirizado dias depois. Vários escritores que o acompanharam em Beirute na época disseram que ele foi “um dos poucos que leu as lamentações que escreveu sobre eles antes de morrerem, pois o seu martírio foi anunciado enquanto ele estava vivo”.
A paz esteja com sua alma, ó poeta lutador. Suas ações foram fiéis às suas palavras...
Jornal semanal Nabd Al-Shaab, editor-chefe, Jaafar Al-Khabouri